Decoupage: Aprenda agora como fazer esse artesanato e já sair lucrando.

Decoupage é uma palavra de origem francesa “découpage” que deriva do verbo “decouper” que significa “para cortar”, ela é utilizada para cobrir peças a partir de papeis e acabamento.

Portanto dando a impressão de que a imagem foi pintada diretamente na peça.

Essa técnica iniciou na burguesia italiana por volta do século XVII, sendo inspirada na china após o início das rotas comerciais.

Assim baseando-se nos desenhos laqueados com figuras asiáticas nos móveis, depois a técnica migrou para a Inglaterra e França.

Acredita-se que a rainha Maria Antonieta era adepta a técnica, tendo produzido uma peça por volta do ano de 1780.

Decoupage

Na historia da decoupage existe dois períodos:

  1. O primeiro aplicavam-se recorte e dava um acabamento com verniz.
  2. O segundo período se deu com o aumento da utilização de guardanapos.

Com isso surgiu colas especiais para a aplicação e proteção da peça.

Vantagens

Decoupage

Uma das grandes vantagens de se trabalhar com decoupage é que você não precisará de muitos materiais, muito menos de grandes investimentos.

O que já é uma grande vantagem em comparação com outros artesanatos.

Pois você pode comprar suas próprias peças para a aplicação da técnica ou até fazer essa aplicação em peças já existentes de seus clientes, fazendo uma certa restauração.

Basicamente você irá precisar dos materiais a seguir:

  • Guardanapos e papeis com estampas em geral.
  • Verniz
  • Cola para Decoupage
  • Tinta para tecido
  • Pinceis
  • Lixa

Decoupage com guardanapo

Decoupage guardanapo

Do mesmo modo, os guardanapos por serem bem maleáveis tem uma grande vantagem em comparação a outros materiais utilizados na decoupagem.

Pois ele se adapta a qualquer tipo de superfície. Assim existem em diversas cores e desenhos, e com um preço bem bacana.

Logo se tornam irresistíveis.

Por ser muito fino, precisa ser manuseado com muito cuidado e requer uma cola especial. Dessa forma irá aderir com facilidade na superfície o qual você irá trabalhar e dando uma certa impermeabilização.

Essa cola tem aspecto de iogurte e é branca, mas depois de seca se torna transparente e também funciona como um verniz.

É imprescindível que o guardanapo seja muito bem protegido pela cola. Então na hora que passar o verniz ou a tinta não danificará todo o seu trabalho.

O trabalho com guardanapos, por ter uma certa transparência, bem como deve ser aplicado em superfícies de cor clara.

Tons como branco, marfim e até tons pasteis, de preferencia optando por ter uma sintonia com o desenho.

Se a imagem o tem que predomina é o branco, pinte a base de branco, e assim por diante.

Decoupage com papeis diversos

Decoupage Papeis

A técnica da “decoupage clássica”, como é chamada quando se utiliza materiais como: fotografias, postais, selos, etiquetas, revistas, jornais e etc. Há varias lojas hoje em dia que além dos guardanapos, já tem disponíveis papeis próprios para a decoupagem.

Caso desejem utilizar fotos e postais, o mais adequado é utilizar uma cópia dos mesmos, pois sua espessura é bastante grossa para esse trabalho. E além das cópias hoje temos uma infinidade de imagens disponíveis na internet, basta você ter uma impressora em casa e realizar a impressão.

Tanto na cópia quanto na impressão o bacana é poder regular o tamanho da imagem de acordo com suas necessidades.

Quais as principais diferenças entre as duas técnicas?

Decoupage

  1. Espessura do papel

Como já falamos anteriormente o guardanapo é de espessura em fina, quanto o papel já é um pouco mais grossa, podendo assim dificultar um pouco o trabalho.

  1. Cola

A cola mais utilizada na decoupage de papeis em geral é a vinílica ou a própria cola branca diluída em água, nas proporções de 4 partes de cola para 1 de água. Enquanto a cola ideal para a decoupagem com Guardanapos é a cola para decoupagem, uma cola especial, por ser uma cola seca, traz características de cola, selador e verniz, ela é gelatinosa e de secagem rápida.

  1. Verniz

Para um acabamento perfeito na peça, será necessário varias camadas de verniz, pois variam muito da espessura da estampa aplicada.

Sempre é indicado o verniz a base de água, sempre aplicando em camadas sucessivas, deixando secar entre uma camada e outra, você pode utilizar a ajuda de um secador de cabelo com o ar quente, para diminuir o tempo do seu trabalho.

Alguns artesões gostam de utilizar além do verniz de água, também o sintético. Ele é um verniz mais resistente, mas em contrapartida pode amarelar com o tempo e alterar os tons da sua peça. Dica: O verniz sintético fica muito bom quando você pretende dar um tom de envelhecido na sua peça.

Preparando a base para seu projeto.

Decoupage Verniz

Madeira.

Sempre lixar sua peça antes de aplicar a técnica, lixe no sentido da madeira, com uma lixa de aproximadamente 200, assim você irá tirar todas as imperfeições da madeira. Em seguida limpe o pó com um pano úmido.

Aplique a primeira camada de tinta branca, caso a tinta seja muito espessa, dilua com algumas gotas de água. Depois de seca caso queira um acabamento ainda mais perfeito use uma lixa 400, só para corrigir alguma imperfeição, caso haja, e repetir o processo anterior da mesma forma.

Pronto, sua base está pronta para receber a cor escolhida, você pode continuar com a branca mesmo, ou pintar do seu tom escolhido.

Vidro, porcelana ou cerâmica.

Por ser superfícies não porosas, não precisa de um processo muito complexo, somente lavar a peça com água e sabão neutro. Depois de bem seca a peça, limpar com álcool ou vinagre, para eliminar qualquer gordura.

Metal.

Também é uma superfície não porosa, o que precisa é lixar com movimentos circulares, e em seguida limpar com álcool. Depois é só pintar como de costume.

Caso a peça que você irá produzir ficar em contato com água, é interessante passar uma base de algum antiferrugem antes de aplicar a tinta.

Dica: Em qualquer superfície não porosa, a melhor aplicação da tinta é feita com uma esponja de textura fina. Molhar a tinta e aplicar com leves batidas, deixar secar e repetir caso necessário. Nesse caso não precisa lixar a tinta.

Objetos de barro.

Você deve lixar qualquer imperfeição, limpar com pano úmido e pintar.

Se você for usar para algum tipo de plantio que precise de água, essa peça precisará ser impermeabilizada por dentro da peça.

Então procure esse produto em qualquer casa de construção.

Velas e Sabonetes.

Para esses objetos não é preciso nenhum tratamento especial, é só colar e passar verniz.

Existe no mercado uma cola especial, atóxica, que permite acender as velas sem liberação de qualquer odor.

Tecido.

Lave muito bem qualquer tecido que for utilizado para aplicar a técnica de decoupagem. Isso é muito importante porque qualquer resíduo que esteja no tecido pode impedir a perfeita fixação das tintas.

A cola para deocupage em tecido, fixa somente o guardanapo, pois é preciso penetrar a cola no papel e chegar ao tecido.

E nunca se esqueça de retirar as duas camadas brancas que ficam atrás da estampa do guardanapo.

A cola pano tem a fixação perfeita para tecidos sobre outros tecidos. 

Portanto é indicada somente para tecido de fibras naturais, como o algodão.

Termolina leitosa é um tipo de goma que impermeabiliza o tecido impedindo que ele desfie. Por isso permite que o tecido seja recortado.

Após 72 horas de secagem, você pode lavar as peças normalmente. Só evite esfregar no locar da aplicação e também evitar deixar de molho.

Para encerrar esse artigo com chave de ouro, vou deixar para vocês um vídeo bem explicativo para que vocês comecem agora a fazer suas peças lindas com decoupage.

Decoupage com guardanapo:

Decoupage com outros papeis:

Se gostaram compartilhe com seus amigos nas redes sociais, ou caso tenham alguma dúvida, deixem seu comentário logo abaixo.

Nunca mais tenha medo de definir o PREÇO DE VENDA de suas peças artesanais!

Giselle Freitas

Sou Giselle Freitas, Empreendedora Digital, Esposa e Mãe do pequeno Pedro de 05 anos. Criei esse blog para dividir experiencias, inspirações e ajudar compartilhando informações sobre marketing para você que ama fazer e vender seu artesanato.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *